quinta-feira, 8 de setembro de 2016

DONA MARGARIDA


___A cantina do grupo escolar virava casa de comércio onde professoras e funcionárias negociavam seus produtos. Para ter demanda, a diretora advertia-nos de que os doces gelados do carrinho de picolé eram prejudiciais à nossa saúde. O doceiro ficava no portão do grupo, mas nós éramos aprisionados do lado de dentro só para não comprarmos os picolés da Frute-Meire, uma marca muito famosa na época, e tinha ótimos sabores, o que eu mais saboreava era o picolé de mamão. D. Margarida gosta de vender em domicílio, ou seja, ela vai de classe em classe, oferecendo as suas bolachas recheadas e os seus docinhos enrolados em papel. D. Margarida era uma mulher sofrida, diziam que o marido dela havia sido morto num cabaré, e ela ficara doente dos nervos. Um dia D. Margarida jogou o sapato de encontro a um aluno, pegou no rosto e o menino chorou muito. A diretora mandou que abafassem o caso, e pediu desculpas aos pais do aluno. O que D. Margarida fazia era escusável pelas demais professoras da escola. Um dia, em sala de aula, D. Margarida pediu data-vênia à nossa professora. " Com licença, com licença, Alanir! Deixe-me só cobrar o meu dinheiro, por exemplo, Helder? Helder me deve 100... Ao que eu me pus de pé, sem saber o que estava acontecendo, ao ouvir o meu nome, eu dei uns passos trôpegos na direção de D. Margarida, levava a nota de 100 mil reis na mão. Helder. Pronto! Uma gracinha ele! Dê-me aqui, meu filho. Obrigada, Alanir, desculpe o incômodo. Minutos depois volta D. Margarida toda espavorida. Alanir! Alanir! Oh Alanir, desculpe!... Não há de quê, disse a nossa professora. __ Alanir?... Houve um erro de minha parte. O Helder aqui é um alundo do quarto ano, não é o seu aluno, não. Pegue, meu filho, o seu dinheiro de volta. Houve instantes de silêncio, neste momento a classe toda convergia os olhos para mim. Aí dona Alanir, em tom de crítica fez este reparo: " Rapaz, deixa de ser abestado... Por que tu não disse assim: Não, minha senhora, não estou devendo nada. Eu não comprei nada fiado à senhora! __ Visto isto, a classe toda riu de mim.

Nenhum comentário:

Seguidores

DOXA